Página dos textos de apoio à disciplina

Instruções gerais sobre a disciplina

Aqui você diversos textos de apoio ao nosso trabalho, visite com frequência esta página, eventualmente você vai encontrar novidades.
Este texto descreve de forma genérica o nosso trabalho, inclusive lhe dá instruções sobre o nome do arquivo.
O planejamento da disciplina

LaTeX

Aqui um tutorial sobre LaTeX que é um compilador de textos, não é a mesma coisa que um editor de textos. Na verdade é uma linguagem de programação muito rudimentar voltada para construir textos. Não se assuste com o adjetivo "rudimentar", LaTeX é muito bom, mas como linguagem de programação é muito primitivo... aos poucos você vai entender a contradição. Há divers@s alun@s dos Cursos de Matemática e de Física que já dominam LaTeX, faça como eles, aprenda a usar a lingua livre para produzir textos científicos de alta qualidade. Visite a página do LaTeX no Brasil, e você pode até se associar a este grupo.
Aqui está uma outra introdução ao LaTeX escrita por um colega da UFC e outro do CEFET-Pb.

Livro texto - notas de aula.

O meu livro de Cálculo Numérico ainda não está pronto. É uma versão preliminar, e tem diversos defeitos. Quando você encontrar um, me avise, que eu agradeço. Se você achar que está difícil, é porque está mesmo mal feito ainda. É um trabalho em andamento.
Está aqui disponível para seu uso e eu vou seguí-lo no nosso trabalho.
Este é o meu livro de Cálculo Numérico Computacional que você pode baixar livremente. Esta é a versão para produzir duas páginas por folha a4. Considere a possibilidade de evitar a impressão, não porque eu esteja falando disto, mas evite consumir papel, temos que alterar o curso dos acontecimento e usar documentos eletrônicos em vez de usar papel. Quem usa papel, quando puder evitar, não tem consciência ecológica. Pense no aquecimento global que nos deve preocupar a todos. Mas o livro é seu, leia, e o critique.

Outros textos.

Este é o meu livro de Cálculo Avançado.
O livro gnuplot_introducao.pdf é uma introdução ao gnuplot escrito por um colega da UNESP, é uma ótima introdução.
Este é o texto da prof. Erika, "writing to learn" sobre o qual eu devo ter falado em aula. Reclame se eu não tiver feito nenhum comentário a respeito. A tese da profa Erika é, escrevendo-se, aprende-se. Aqui está a razão da parte discursiva das questões que você tem que resolver como parte da avaliação na disciplina. Escreva a vontade, sem medo de errar. Eu não vou analisar os erros, vou analisar a sua idéia e o que você escrever servirá de informação para mim, sobre o andamento e compreensão da disciplina. Fique certo disto, os seus erros não serão usados contra você, eles devem fazer parte do seu processo de aprendizado. É errando que se aprende, consequemente é um erro penalizar @ alun@ pelos seus erros. Eu não farei isto.
Este é o meu livro sobre a linguagem de programação C++. É um texto introdutório, na verdade é uma edição preliminar do meu livro que ainda se encontra em andamento.
Este texto mostra como instalar Linux, e, naturalmente é êste o sistema que sugiro que você use, por várias razões, uma delas pela riqueza de programas que você vai encontrar numa instalação Linux. O texto observa que você deve ter certos cuidados para não perder o que for importante que você tenha no computador, preste atenção nisto.